O TEMPO NA IDADE MÉDIA – reflexões sobre topologia e epistemologia da mentalidade medieval

0 out of 5

R$71,00

“O tempo na Idade Média” é um livro acadêmico, escrito como um capítulo de uma tese de doutorado na USP, mas é um livro de leitura relativamente fácil, que faz um grande esforço para explicar detalhadamente e com clareza cada uma das ideias. Nós, ocidentais, nesse início de século XXI, temos uma concepção muito particular do tempo.

ISBN: 978-8579236280 Categoria: História Autor:
Conheça:



Outras opções digitais:
eBook Saraiva   

Descrição

Para nós, por exemplo, o tempo avança em linha reta e não volta mais; enquanto o tempo passa, as coisas mudam, envelhecemos, mudam as ideias e a cultura. O tempo, para nós, é quantitativo, se divide em séculos, anos, meses, dias, horas, minutos e segundos; e, só para dar mais um exemplo, sabemos que cada cultura tem sua concepção particular do tempo.
Mas, com certeza, nem sempre foi assim. Para o homem medieval, o tempo era, sobretudo, o tempo que temos durante nossa vida para construir, ou não, a nossa salvação. A presença do indivíduo, da quantidade e da linha reta era menor no tempo da Idade Média.
Neste livro, há espaços para refletir sobre diversos conceitos que provavelmente ajudarão a compreender melhor o tempo medieval: quantidade, indivíduo e comunidade, repetição, graça…

Informação adicional

Formato

16 x 23 cm

Páginas

330

Avaliações

Não existem avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O TEMPO NA IDADE MÉDIA – reflexões sobre topologia e epistemologia da mentalidade medieval”